Créditos de energia solar: o que são e como funcionam.

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o o que são os créditos de energia solar e como esse sistema funciona. Portanto, iremos sanar as principais dúvidas nesse artigo, continue com a gente e entenda mais sobre o assunto.

O que realmente são os créditos de energia solar?

O sistema de créditos de energia foi regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2012, atualizado em 2016 e, desde então, os proprietários de sistemas de geração de energia podem usufruir desse benefício.

Os créditos são a energia excedente da produção dos sistemas particulares de geração de energia. Em outras palavras, o sistema de energia solar pode chegar a produzir mais eletricidade do que a capacidade de consumo da propriedade e, nesse caso, a energia que não foi consumida volta para a rede elétrica, gerando os créditos.

Mas como esse crédito pode ser utilizado?

Em primeiro lugar, saiba que os créditos de energia solar ficam disponível para ser utilizado em até 5 anos, podendo servir para a fatura em meses de consumo maior do que a produção, durante as noites ou em dias muito nublados ou chuvosos, em que a energia solar não está sendo produzida em quantidade suficiente para o consumo da propriedade.

“É importante lembrar que esse crédito não pode ser revertido em dinheiro, mas ele pode ser utilizado para abater o consumo da propriedade em outros meses em que o consumo de energia elétrica for maior que a produção ou, até mesmo, em outras propriedades que sejam do mesmo dono e que estejam na mesma área de concessão”, explica o sócio da Girassol Brasil, Gian Ferreira Andrade.

Portanto, os créditos são um direito dos proprietários de sistemas de geração de energia. Eles garantem que o que for produzido além da capacidade de consumo do imóvel não é perdido. Esse é mais um dos benefícios para quem investe em energia solar.

Deixe uma resposta