O que é energia solar? Entenda o seu funcionamento.

A energia solar vem ganhando espaço no mercado por ser uma fonte sustentável de produção de energia elétrica e, além disso, pela economia financeira que proporciona aos proprietários a médio prazo. Mas, afinal, o que é energia solar?

O Brasil possui as condições ideais para a produção de energia a partir do sol, já que as condições atmosféricas e a incidência de radiação solar no país são favoráveis.

Mas você sabe como a energia solar funciona?

Projeto de energia solar da Girassol Solar Brasil em Ouro Fino.

Para entender o funcionamento é necessário, em primeiro lugar, entender a composição de um sistema de energia, que basicamente é formado por:

  • Painéis solares: captam a radiação solar e a convertem em energia elétrica de corrente contínua.
  • Inversor: equipamento que transforma a energia gerada de corrente contínua para corrente alternada (110v/220v), possibilitando que ela seja utilizada no imóvel.
  • Medidor de energia: mede a quantidade de energia enviada a concessionária, principalmente durante o dia e a quantidade de energia consumida durante a noite.

Esses equipamentos permitem que a energia natural do sol seja transformada em energia elétrica para alimentar lâmpadas e aparelhos eletrônicos, como ar condicionado, geladeira, televisores e outros eletrodomésticos

“A quantidade de energia que vai ser gerada depende da direção e ângulo que as placas foram instaladas, da qualidade dos equipamentos e, claro, da intensidade do sol. Para esclarecer, é importante falar que mesmo em dias nublados os painéis têm a capacidade de absorver parte da energia solar e gerar energia”, ressalta o sócio da Girassol Brasil, Yan Ferreira Junqueira.

Principais benefícios

Entre os principais benefícios que a energia produzida pelo sol possui estão:

  • Ser imune aos aumentos de tarifas praticados pelas distribuidoras de energia.
  • Gerar uma economia de até 95% na conta de energia elétrica.
  • Funcionamento do sistema de geração de energia solar por mais de 25 anos.
  • Baixa manutenção.
  • Valorização do imóvel em cerca de 30%.

Em conclusão, com todos esses benefícios e as condições ideais de produção de energia fotovoltaica no Brasil, a instalação de um sistema de geração de energia solar se torna um excelente investimento. “Adquirir um sistema de energia solar é um dos melhores investimentos que uma pessoa pode fazer, com a economia da conta de energia o sistema se paga em poucos anos, além de ser um investimento mais rentável do que a poupança, por exemplo”, finaliza Yan.

Deixe uma resposta