Os sócios

YAN SAMUEL JUNQUEIRA

Diretor comercial

Nascido em Ouro Fino, Yan saiu de casa aos 14 anos para continuar os estudos em Santa Rita do Sapucaí, onde cursou Escola Técnica de Eletrônica. Ao concluir o curso técnico, aos 17 anos, Yan mudou-se para Belo Horizonte para trabalhar e depois de seis meses na cidade ingressou na Pontifícia Universidade Católica (PUC) para cursar Engenharia de Automação.

O sócio da Girassol também é mestre em Engenharia de Materiais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Durante a faculdade o empreendedor teve a oportunidade de realizar um intercâmbio para a Irlanda e para a Alemanha e, atualmente, fala inglês e alemão. Depois de formar, então com 22 anos, Yan foi contratado pela empresa de origem alemã, Thyssenkrupp, para trabalhar no Rio de Janeiro, e permaneceu na empresa por sete anos.

Ao trabalhar na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), que integrava o grupo Thyssenkrupp, Yan desenvolveu um sistema inovador que proporciona melhor controle para a queima de gases no processo de transformação do carvão mineral em carvão coque, conquistando, inclusive, a patente internacional da ideia.

yan-girassol

 

 

“Essa foi uma das minhas maiores conquistas profissionais e pessoais. Após conseguir a patente resolvi seguir meu sonho, que era abrir uma empresa e ter novas experiências, poder aprender e ensinar, passando conhecimento para frente”, relembra o sócio da Girassol Brasil.

Atualmente, com 31 anos, Yan realizou o sonho de ter seu próprio negócio e está à frente da Girassol Brasil, juntamente com seus sócios Túlio Alves Mendes e Gian Ferreira Andrade.

TÚLIO ALVES MENDES

Diretor operacional

Natural de Poço Fundo, Túlio é formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte e pós-graduado pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) em MBA em Gestão de Projetos.

Entre os anos de 2010 e 2011, durante a faculdade, Túlio estagiou em gerência de obras na Vale do Rio Doce, mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país.

Ele acompanhava as atividades de um Gestor em empreendimentos correntes e adquiriu grande experiência em engenharia de obras, divergências entre projetos e campo e segurança.

Assim que se formou foi contratado pela Concremat Engenharia e Tecnologia, empresa do ramo de engenharia consultiva, que oferece soluções integradas de engenharia e gestão, e que possui a Vale do Rio Doce no seu portfólio de clientes. Túlio trabalhou como engenheiro de campo e era responsável pelo gerenciamento e fiscalização de obras.

Perfil-Tulio

 

Após cinco anos na empresa Concremat, o engenheiro retornou para o Sul de Minas Gerais e começou a se dedicar aos negócios familiares antes de se unir aos sócios para a fundação da Girassol Brasil Energia Solar. Túlio se sente realizado por já ter conquistado alguns de seus objetivos profissionais, como trabalhar em uma multinacional de grande porte e abrir sua própria empresa.

Atualmente, é o responsável pela parte operacional da empresa e explica que “os conhecimentos que adquiri anteriormente foram imprescindíveis para exercer minhas atividades e tornar a Girassol cada vez mais eficiente e de crescimento sustentável”.

GIAN FERREIRA ANDRADE

Diretor financeiro

Gian nasceu em Ouro Fino, cidade na qual estudou até completar 13 anos, quando mudou-se para Santa Rita do Sapucaí para cursar Escola Técnica de Eletrônica, curso em que o ensino técnico ocorre concomitantemente ao ensino médio.

Em Santa Rita do Sapucaí, Gian participou de três edições da feira PROJETE (Feira de Projetos Tecnológicos da ETE FMC), que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e a criação de novas empresas entre os alunos. Em uma das edições, o grupo do qual Gian fazia parte conquistou a 3ª colocação na categoria Melhor Projeto e 1ª colocação na Melhor Relatório Técnico.

Ao terminar o ensino médio cursou Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde ficou por seis meses. Nesse período o ourofinense aproveitou para realizar o estágio obrigatório do curso técnico na equipe de futebol de robôs da universidade. Após esse período o estudante transferiu o curso para a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e terminou o estágio em uma empresa de assistência técnica em equipamento eletrônicos.

Gian

Nesse período, a ideia da criação Girassol Brasil Energia Solar começou a ser trabalhada e Gian decidiu participar da empresa, mesmo ainda cursando a universidade. Atualmente, o sócio da Girassol Brasil está no 6º período de Engenharia de Controle e Automação na UFLA e aproveita as oportunidade que tem para estudar assuntos relacionados à empresa. “Como a grade horária do curso requer que os alunos façam disciplinas eletivas eu aproveito para cursar matéria de outros cursos que possam contribuir com o crescimento da empresa”, conclui.


Siga-nos

Mídias Sociais